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Escapamentos e catalisadores

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Escapamentos

O escapamento é o componente responsável por filtrar e reduzir a emissão de gases tóxicos lançados pelo veículo e diminuir os ruídos gerados pelo motor com o objetivo de reduzir os níveis de poluição ambiental e sonora. É fundamental investir em escapamentos, catalisadores e ponteiras que atendam aos padrões de qualidade do mercado para garantir segurança, bem-estar e evitar transtornos, como o aumento no consumo de combustível do veículo, mudança nas taxas de contrapressão e desgaste prematuro de peças. Líder nacional no mercado de reposição, a Tuper Escapamentos desenvolve sistemas de exaustão para automóveis nacionais e importados, nas linhas original e esportiva, com base nos projetos das montadoras.
Escapamentos
Saiba como identificar problemas no sistema de exaustão do seu carro
<p><strong>Vazamento de gases</strong> - O rompimento do escapamento pode provocar o desvio do fluxo dos gases. Para resolver, apertar abraçadeiras, fixar suportes e coxins e, se necessário, trocar o item danificado.</p>

Vazamento de gases - O rompimento do escapamento pode provocar o desvio do fluxo dos gases. Para resolver, apertar abraçadeiras, fixar suportes e coxins e, se necessário, trocar o item danificado.

<p><strong>Quebra parcial do sistema de exaustão</strong> - Causada por pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins e instalação incorreta. A solução é revisar o sistema e substituir as partes danificadas por novas.</p>

Quebra parcial do sistema de exaustão - Causada por pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins e instalação incorreta. A solução é revisar o sistema e substituir as partes danificadas por novas.

<p><strong>Aquecimento no assoalho do carro</strong> - Alguma parte do sistema de escapamento trincada ou o conjunto muito próximo do assoalho. A solução é verificar se o sistema apresenta trincas e manter o conjunto a uma distância adequada do fundo do carro.</p>

Aquecimento no assoalho do carro - Alguma parte do sistema de escapamento trincada ou o conjunto muito próximo do assoalho. A solução é verificar se o sistema apresenta trincas e manter o conjunto a uma distância adequada do fundo do carro.

<p><strong>Corrosão</strong> - Desgaste e total comprometimento da parte interna do sistema. É aconselhável realizar a verificação completa no sistema de exaustão ao surgirem os primeiros pontos de corrosão externos no sistema de exaustão.</p>

Corrosão - Desgaste e total comprometimento da parte interna do sistema. É aconselhável realizar a verificação completa no sistema de exaustão ao surgirem os primeiros pontos de corrosão externos no sistema de exaustão.

<p><strong>Ruído excessivo</strong> - Corrosão interna dos silenciosos ou até mesmo perda de parte do sistema de exaustão. Para resolver, o sistema de exaustão deve ser substituído.</p>

Ruído excessivo - Corrosão interna dos silenciosos ou até mesmo perda de parte do sistema de exaustão. Para resolver, o sistema de exaustão deve ser substituído.

<p><strong>Perfurações</strong> - Parte interna dos silenciosos e abafadores comprometidos pela corrosão. A solução é substituir por uma peça nova.</p>

Perfurações - Parte interna dos silenciosos e abafadores comprometidos pela corrosão. A solução é substituir por uma peça nova.

<p><strong>Ruídos na carroceria</strong> - Fixações e suportes quebrados, com sistema de exaustão trabalhando de forma “forçada”. A solução é substituir o sistema para evitar o risco de aumentar o dano.</p>

Ruídos na carroceria - Fixações e suportes quebrados, com sistema de exaustão trabalhando de forma “forçada”. A solução é substituir o sistema para evitar o risco de aumentar o dano.

<p><strong>Catalisador inoperante</strong> - A falta da cerâmica no interior do catalisador causa o aumento do nível de ruído e o funcionamento incorreto da injeção de combustível. A solução é substituir o catalisador.</p>

Catalisador inoperante - A falta da cerâmica no interior do catalisador causa o aumento do nível de ruído e o funcionamento incorreto da injeção de combustível. A solução é substituir o catalisador.

<p><strong>Importante</strong> - Peça ao mecânico que realize a inspeção visual e manual completa do sistema de exaustão do carro. Eventualmente, pode haver a troca do silencioso traseiro, e o intermediário pode estar comprometido (miolo solto, presença de pedaços de cerâmica do catalisador, etc.). Lembre-se que a economia momentânea pode gerar gastos maiores no futuro.</p>

Importante - Peça ao mecânico que realize a inspeção visual e manual completa do sistema de exaustão do carro. Eventualmente, pode haver a troca do silencioso traseiro, e o intermediário pode estar comprometido (miolo solto, presença de pedaços de cerâmica do catalisador, etc.). Lembre-se que a economia momentânea pode gerar gastos maiores no futuro.

ESTRUTURA DE UM SISTEMA DE EXAUSTÃO
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Catalisadores

Os catalisadores são componentes do sistema de escapamento de veículos automotores, localizados logo após o coletor de gases do escape próximo ao motor. Os diversos modelos de catalisadores Tuper filtram os gases veiculares nocivos à saúde e ao meio ambiente, minimizam o desgaste do veículo e auxiliam na redução de ruídos.
Catalisadores
Cuidados com o Catalisador
<p>Fazer com que o motor do veículo funcione empurrando o carro em ponto morto numa descida ou insistir com a ignição são ações que podem danificar o catalisador.</p>

Fazer com que o motor do veículo funcione empurrando o carro em ponto morto numa descida ou insistir com a ignição são ações que podem danificar o catalisador.

Também há o risco de enviar gasolina para o catalisador antes que seja queimada, o que pode causar danos.
Também há o risco de enviar gasolina para o catalisador antes que seja queimada, o que pode causar danos.
Rodar com o carro quase sem combustível pode prejudicar o funcionamento do catalisador.
Rodar com o carro quase sem combustível pode prejudicar o funcionamento do catalisador.
Evite bater o assoalho do veículo. Tome cuidado com as lombadas, pois o impacto pode causar rachaduras na peça.
Evite bater o assoalho do veículo. Tome cuidado com as lombadas, pois o impacto pode causar rachaduras na peça.
<p>Fique atento ao nível do óleo, que nunca deve ser excessivo. Evite o uso de aditivos no combustível ou no óleo lubrificante que não sejam recomendados pelo fabricante.</p>

Fique atento ao nível do óleo, que nunca deve ser excessivo. Evite o uso de aditivos no combustível ou no óleo lubrificante que não sejam recomendados pelo fabricante.

A sonda lambda (sensor que controla a mistura entre o ar e a gasolina localizado entre o tubo de escape e o catalisador) pode ser afetada caso o catalisador não esteja funcionando normalmente.
A sonda lambda (sensor que controla a mistura entre o ar e a gasolina localizado entre o tubo de escape e o catalisador) pode ser afetada caso o catalisador não esteja funcionando normalmente.
<p>Revise a parte elétrica do veículo com frequência para evitar imprevistos.</p>

Revise a parte elétrica do veículo com frequência para evitar imprevistos.

Não permita que entre água pela ponteira quando o escapamento estiver aquecido.
Não permita que entre água pela ponteira quando o escapamento estiver aquecido.
O prazo para a troca dos catalisadores depende da marca do veículo. Leia o Manual do Proprietário do carro com muita atenção e verifique o tempo de vida útil desta peça.
O prazo para a troca dos catalisadores depende da marca do veículo. Leia o Manual do Proprietário do carro com muita atenção e verifique o tempo de vida útil desta peça.
Como Funciona?
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