Escapamentos

Saiba como identificar problemas no sistema de exaustão do seu carro

Vazamento de gases - O rompimento do escapamento pode provocar o desvio do fluxo dos gases. Para resolver, apertar abraçadeiras, fixar suportes e coxins e, se necessário, trocar o item danificado.

Quebra parcial do sistema de exaustão - Causada por pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins e instalação incorreta. A solução é revisar o sistema e substituir as partes danificadas por novas.

Aquecimento no assoalho do carro - Alguma parte do sistema de escapamento trincada ou o conjunto muito próximo do assoalho. A solução é verificar se o sistema apresenta trincas e manter o conjunto a uma distância adequada do fundo do carro.

Corrosão - Desgaste e total comprometimento da parte interna do sistema. É aconselhável realizar a verificação completa no sistema de exaustão ao surgirem os primeiros pontos de corrosão externos no sistema de exaustão.

Ruído excessivo - Corrosão interna dos silenciosos ou até mesmo perda de parte do sistema de exaustão. Para resolver, o sistema de exaustão deve ser substituído.

Perfurações - Parte interna dos silenciosos e abafadores comprometidos pela corrosão. A solução é substituir por uma peça nova.

Ruídos na carroceria - Fixações e suportes quebrados, com sistema de exaustão trabalhando de forma “forçada”. A solução é substituir o sistema para evitar o risco de aumentar o dano.

Catalisador inoperante - A falta da cerâmica no interior do catalisador causa o aumento do nível de ruído e o funcionamento incorreto da injeção de combustível. A solução é substituir o catalisador.

Importante - Peça ao mecânico que realize a inspeção visual e manual completa do sistema de exaustão do carro. Eventualmente, pode haver a troca do silencioso traseiro, e o intermediário pode estar comprometido (miolo solto, presença de pedaços de cerâmica do catalisador, etc.). Lembre-se que a economia momentânea pode gerar gastos maiores no futuro.
ESTRUTURA DE UM SISTEMA DE EXAUSTÃO
