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MONTE SUA LOJA

Está pensando em investir no ramo de escapamentos e abrir um negócio? Com o ponto (loja) um elevador automotivo e um mecânico, já é possível começar. Acompanhe as orientações:

Como começar

Com base em materiais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, a Tuper elaborou um guia com orientações importantes que irão auxiliar na abertura da sua loja. Saiba como medidas simples podem fazer a diferença na administração do seu negócio: Qualidade, um bom ponto comercial e preço competitivo são requisitos mínimos no varejo. Encantar o cliente fará toda a diferença na hora de fidelizá-lo. Antes de abrir uma loja de escapamentos, preste atenção na localização, no número de concorrentes próximos e na distância entre a sua loja e a deles. O sucesso do seu negócio vai depender da localização e do perfil do consumidor que você espera conquistar. Sempre verifique se há legislação específica para o seu tipo de negócio no município em que a loja está localizada. A escolha da marca que irá vender e instalar é determinante para o bom desempenho em vendas. A facilidade de instalação e os gabaritos perfeitos da Tuper garantem um bom giro de clientes. Com esses benefícios, você agiliza o serviço e ganha tempo para outros atendimentos.

VANTAGENS

Conheça algumas vantagens em vender os produtos Tuper.

Mercado dinâmico

Taxa de crescimento positiva num mercado em constante evolução

Processo rápido de venda e instalação

Itens de grande procura e com processos de instalação facilitada

Giro rápido de estoque

Produtos de grande aceitação e rápido giro no mercado

Apoio e acompanhamento da Tuper

Gerentes e analistas à disposição para auxiliar nas dúvidas referentes à sua loja além da disponibilidade de material de marketing

Marca mais vendida do mercado

A Tuper é a maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado e sinônimo de qualidade

Alta rentabilidade

Excelente margem de rentabilidade garantem um bom resultado

RECOMENDAÇÕES

Tamanho da Loja

É ideal que a loja tenha, no mínimo, 80 metros quadrados, com pé-direito (altura) suficiente para subir um carro no elevador, bem como para colocação de prateleiras e suportes para armazenamento de peças (estoque).

Equipamentos Gerais

  • Elevador
  • Rampa (valeta) - indicada para alguns veículos que precisam estar com a suspensão baixada para a troca
  • Ferramentas e chaves - torno morsa, martelo, talhadeira, chaves de fenda (pequena, média e grande), jogo de chaves de boca, jogo de chaves estrela, jogo de chaves cachimbo, arco de serra (para ferro), alicate comum, alicate de pressão
  • Óleo ou spray desengripante
  • Suportes para auxílio na instalação - espécie de tripé utilizado para segurar o escapamento em uma ponta enquanto trabalha-se na outra extremidade; a Tuper Escapamentos desenvolveu este item especialmente para a utilização com escapamentos
  • Prateleira – facilita o armazenamento, permitindo a organização das tarefas do dia a dia e a localização dos materiais

Observação:

A curvadeira de tubos, equipamento para auxiliar em adaptações e aplicações de peças universais, pode ser adquirida como item opcional, mas não é necessário para iniciar o negócio


Equipamentos de Solda

Pode ser a de oxiacetileno, que serve também para cortar os tubos, ou o tipo mig, mais indicada para trabalhar com adaptações e que proporciona melhor qualidade final

Layout

  1. Os elevadores devem estar dispostos um ao lado do outro ou em linha
  2. Área para armazenamento de peças
  3. Mezanino ou prateleiras
  4. Área ou sala de estar para clientes sempre que possível
  5. Escritório ou espaço próprio para administração
  6. Banheiro (s)


Ponto

Ao escolher o local para instalar sua loja, procure escolher uma área que tenha circulação de veículos razoável, seja de fácil acesso e com espaço para estacionamento externo.

Investimento

O investimento poderá variar bastante e será definido de acordo com a região de atuação e do ponto da cidade em que o negócio estará localizado. Procure orçar os gastos de modo a oferecer o melhor serviço possível dentro da faixa de gastos estabelecida. Observar a concorrência próxima pode ser uma boa dica.

Outros

Conhecimentos como noções de operações comerciais, boa prestação de serviços e criatividade podem ajudar a obter sucesso no negócio. É importante investir em um perfil nas redes sociais e mantê-lo atualizado, além de realizar ações de divulgação como, por exemplo, enviar aos clientes promoções, novos produtos e outras informações por aplicativos de mensagem.


Veja algumas dicas para avaliar o desempenho da equipe e do negócio


1
Analise a performance de cada instalador. Acompanhe-o no dia a dia e forneça suporte quando necessário. A troca de experiências sempre traz ótimos resultados.
2
Identifique necessidades e deficiências nas equipes de vendas e de instalação. Considere a importância de investir em treinamentos para aperfeiçoar os talentos.
3
Estabeleça e negocie metas com a equipe. Um estímulo interessante é promover concursos e premiações entre os colaboradores. Exemplos: a cada catalisador instalado, o vendedor ganha um bônus, ou, ainda, ao bater a meta, recebe um vale-pizza. São ações simples, mas que podem trazer ótimos resultados.
4
Mantenha um controle de gestão sobre o serviço. Uma dica para fidelizar o cliente é possuir um histórico com informações das datas de visita à oficina, vendas e serviços realizados, dados que podem ser úteis para possíveis ações de marketing como data de aniversário, por exemplo. É importante cadastrar número de telefone / WhatsApp e e-mail do cliente e pedir permissão para utilizar esses meios para avisá-lo sobre promoções, períodos de troca, etc.
5
Analise constantemente o estoque. Para que haja um bom giro, analise os principais itens vendidos para saber o que deve ser renovado com frequência.
6
Cumprimente os clientes na entrada e na saída da loja. Caso seja cliente novo, pergunte o nome e se apresente. Ofereça um ambiente confortável para espera, se possível com água, café, jornais ou revistas e TV e sinal de Wifi para que o cliente possa aguardar a conclusão do serviço.
7
Tome cuidado com o descarte do lixo e dos resíduos. Há formas corretas para a separação dos materiais e essa atitude conta pontos positivos. Informe-se sobre o descarte correto e mantenha esse hábito.
8
Existem softwares que podem ser excelentes ferramentas para auxiliar na gestão da sua loja. Escolha, entre as opções disponíveis no mercado, a que mais se adapta às suas necessidades. Algumas, inclusive, podem ser customizadas.
9
Invista em pequenas reformas continuamente. Cuidados simples como uma nova pintura nas paredes e no elevador já melhoram o ambiente. Os clientes estão cada vez mais atentos aos detalhes de limpeza e organização e sentem-se mais seguros de confiar o veículo a um profissional que mantém a loja em boas condições.
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